26.09.24 | BLOG

Investir em empreendimentos com áreas verdes é a melhor escolha. Entenda por quê.

Em meio a tanto cinza nas cidades, todo pedaço de área verde é valioso. Viver perto de áreas verdes pode melhorar a saúde, a qualidade de vida e até rejuvenescer. É por isso que a procura por imóveis próximos de parques ou praças cresce cada vez mais. 

Muitos projetos também buscam deixar áreas verdes dentro dos próprios empreendimentos. Essas áreas valorizam o projeto por conta do impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida dos moradores. 

Investir em empreendimentos com áreas verdes é a melhor escolha. Entenda por quê. - Os primeiros passos da ÁBACO no estado do Paraná fizeram com que a seriedade e o comprometimento conquistassem cada vez mais espaço

Um estudo de tendências de moradia realizado pelo Índice FipeZap mostra que a segunda característica mais buscada por possíveis compradores de imóveis é a proximidade de áreas verdes, representando 29% das respostas. Essa característica fica atrás somente da proximidade a vias de acesso e avenidas, com 48%. Neste conteúdo, você confere algumas das vantagens de morar perto da natureza:

Qualidade do ar

Empreendimentos com fácil acesso a áreas verdes podem valer até 30% mais. Essa valorização se deve aos benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar que a natureza proporciona. Quanto mais árvores e plantas por perto, melhor será a qualidade do ar. Isso porque é por meio do processo de fotossíntese que as plantas absorvem o carbono presente na atmosfera e liberam oxigênio. 

Temperatura agradável

As plantas também regulam a temperatura. Neste processo de fotossíntese, a luz solar é essencial, então também é absorvida. Por meio de um processo bioquímico de transpiração, as plantas também liberam água em estado gasoso, refrescando e equilibrando a umidade do ar. Por fim, a maneira mais simples de regularem a temperatura é pela sombra que produzem. Plantas evoluíram para que a folhagem tenha a maior superfície possível, justamente para garantir melhor absorção de luz solar.

Saúde, bem-estar e socialização

Como consequência de um ar mais puro e limpo, problemas de saúde, como resfriados, dores de cabeça ou problemas respiratórios diminuem gradativamente. As chances de desenvolver doenças cardíacas, sedentarismo e obesidade também são minimizadas. Além disso, o resultado também é positivo na saúde mental, já que estar ao ar livre, mesmo que por pouco tempo, gera um efeito calmante, reduzindo o estresse, a ansiedade, melhorando o humor e trazendo maior sensação de felicidade. 

Áreas verdes intensificam as interações sociais, são um ótimo ponto de encontro, além de serem perfeitas para a prática de esportes e exercícios físicos. Outra vantagem é que além de potencializarem o sistema imunológico, segundo um estudo publicado em junho de 2023 na revista Science Advances, pessoas com acesso a esses ambientes são biologicamente 2,5 anos mais jovens do que a idade real.

Segurança contra enchentes e chuvas intensas

As raízes estabilizam o solo que, por sua vez, intercepta a água das chuvas, reduzindo o escoamento superficial e evitando ou pelo menos amenizando possíveis enchentes após chuvas muito intensas. As plantas também ajudam a reduzir os efeitos do aquecimento global, como as mudanças climáticas, beneficiando não só os moradores, mas a população em geral.

Esses são alguns tópicos que fazem os empreendimentos perto de áreas verdes serem cada vez mais valorizados. O contato com a natureza traz paz e calmaria, mesmo em meio a um ambiente urbano. 

É pensando nessa qualidade de vida que a Ábaco prioriza esses espaços de lazer e contemplação em cada empreendimento. Clique aqui para conhecer alguns!


Investir em empreendimentos com áreas verdes é a melhor escolha. Entenda por quê. - Os primeiros passos da ÁBACO no estado do Paraná fizeram com que a seriedade e o comprometimento conquistassem cada vez mais espaço