22.08.24 | BLOG

Dicas de construção para uma casa mais segura para crianças

Na hora de construir a sua casa, algumas dicas simples podem ser aplicadas para oferecer mais segurança para as crianças e tranquilidade para os pais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorreram no Brasil 1.616 óbitos por acidentes domésticos com crianças de 0 a 14 anos de idade no período de 2020 a 2021.

Quem tem criança em casa, ou está esperando uma, sabe que existem alguns objetos muito úteis quando se trata de evitar esses acidentes. Protetores para quinas de móveis, travas de segurança para portas, portões nas escadas e tampa para tomadas são alguns exemplos de materiais nos quais vale a pena investir para garantir a segurança dos pequenos, mas neste conteúdo você vai conferir ações muito importantes para prever no projeto da sua casa nova. Siga o texto!

Dicas de construção para uma casa mais segura para crianças - Os primeiros passos da ÁBACO no estado do Paraná fizeram com que a seriedade e o comprometimento conquistassem cada vez mais espaço

Planeje cada cômodo
Durante o planejamento ou construção da casa, é importante pensar em cada ambiente separadamente. Nada de decidir na hora o que guardar em cada armário ou gaveta. Lugares onde pretende armazenar produtos de limpeza, bebidas alcoólicas ou objetos cortantes devem ficar em locais altos e trancados, completamente fora do alcance de crianças.

Outra ação muito importante, e muitas vezes esquecida, é planejar os cômodos de maneira que os sofás e cadeiras fiquem longe das janelas, que devem contar com grade ou rede de proteção.

Opte também por substituir abajures por luminárias de teto, as crianças não alcançam e não correm o risco de derrubar e acabar se machucando. O mesmo vale para os ventiladores. Planejar bem onde vão ficar os eletrônicos também é importante para que os fios possam ser devidamente encapados e protegidos, evitando choques e enforcamentos.

Decoração e lazer
Assim como os fios de aparelhos eletrônicos podem ser perigosos, cortinas muito compridas e os fios de persianas também. As crianças tentam subir e podem acabar caindo. O mais adequado é utilizar cortinas mais curtas, só até a altura da janela, enquanto as crianças ainda são pequenas.

Quanto aos pisos, alguns oferecem conforto térmico, o que não é bom só para as crianças, mas para toda a família. Quem mora mais ao sul do país, por exemplo, pode até andar descalço no frio de 5°C. Já nas regiões mais quentes, o piso com conforto térmico refresca o ambiente, mantendo a temperatura estável.

Se planejar ter piscina, é muito importante colocar cercas em volta, além de usar capa de proteção. Existem opções que suportam até 150 Kg, protegendo crianças e animais de estimação de afogamentos.

Crianças são curiosas, então o mais adequado é atrair a atenção delas para coisas inofensivas. Por isso, separar um ambiente espaçoso para montar uma sala de brinquedos faz com que a criança não precise procurar diversão onde não deve. Investir em tapetes emborrachados para o local é interessante, além de serem divertidos e coloridos, o que chama a atenção dos pequenos, eles amortecem as quedas, evitando acidentes mais graves.

Vale lembrar que crianças vão se machucar mesmo, é assim que elas conhecem o mundo, não tem como impedir tudo, mas essas são algumas dicas de ações a se pensar quando estiver planejando e construindo sua casa. Tudo isso, pode prevenir ou amenizar acidentes.


Dicas de construção para uma casa mais segura para crianças - Os primeiros passos da ÁBACO no estado do Paraná fizeram com que a seriedade e o comprometimento conquistassem cada vez mais espaço